| O evento bateu recorde de público de todas as edições com 10 dias de festival, movimentando o setor de eventos culturais e gastronômicos |
A 9ª edição do Taste São Paulo Festival, maior festival gastronômico do mundo, que aconteceu no Parque Villa-Lobos de 13 a 29 de junho, terminou com alto índice de geração de empregos -10 mil empregos diretos e indiretos, público recorde de 77 mil pessoas, cerca de 190 aulas gratuitas com chefs nos espaços de conhecimento, este ano com a novidade de um novo espaço de aulas para crianças.
Os apaixonados por comida e pela cultura gastronômica puderam apreciar mais de 100 pratos, entre entradas, principais e sobremesas, criados por chefs dos principais restaurantes da cidade, em variados estilos e propostas, tudo acompanhado pelos melhores drinques.
Além de se deliciar, o público ‘colocou a mão na massa’ e participou de mais de 190 aulas práticas com os chefs mais badalados; sommeliers; masterclasses e aprendeu a preparar pratos especiais, dicas de temperos; preparo de drinques elaborados, harmonização de bebidas com pratos, entradas, sobremesas, levando essa experiência para o seu dia a dia. Esta edição ampliou as áreas de conhecimentos, permitindo a realização e ampliação de aulas e experiências interativas.
O Empório Taste trouxe 90 expositores; produtos premium, novidades do mercado de alimentos, utensílios, novas tecnologias do setor gastronômico e muitas delícias, o público pode levar para casa estes produtos diferenciados, além de degustar novos sabores.
Com direção de Gustavo Oliveira, COO da IMM – empresa organizadora do festival – e curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo, que estão à frente do Taste Festivals no Brasil desde 2016, a edição reuniu um time de renomados restaurantes e bares de São Paulo como Aizomê, Astor (estreia), Bicol (estreia), Bráz Trattoria, Casa Rios, Carole Crema (Confeitaria fechou e retorna especialmente para o Taste), Chez Claude, Da Quebrada Apresenta Via Satélite (1º fim de semana) (estreia), Ema / Muquifo (Ema fechou temporariamente e retorna especialmente para o Taste), Ara (restaurante de sobremesas) (estreia) (primeiro fim de semana), Emiliano, Fasano (2º e 3º finais de semana), La Cura / Baixo Gastronômico, La Peruana / Mares de La Peruana (2º e 3º finais de semana) (estreia), Le Jazz, Mapu Baos, Mocotó, Nelita / MAG Market /riso.e.ria, NB Steak, Ototo, Ristorantino, Sororoca (estreia), Shuk (2º e 3º finais de semana) (estreia), Taqueria Atzi, Tasca da Esquina, Unidiversidade da Quebrada (1º fim de semana) (estreia), Z Deli (estreia). Bares: Mocotó Bar, Astor Bar, Guarita.
Estes restaurantes trouxeram pratos da culinária brasileira, asiática, italiana, francesa, portuguesa, peruana, mexicana, do Oriente Médio, entre outras nacionalidades, com cozinha variada, cozinha de produto, contemporânea; com carnes, peixes, frutos do mar, massas, cozinha vegetariana, sobremesas, além de coquetéis clássicos, drinques exclusivos onde impera a criatividade e mistura de sabores e ingredientes, bebidas com matriz brasileira, e muito mais. Destaque para a gastronomia social em restaurante e aulas com chefs.
O Taste Festivals acontece em Londres, Dublin, Paris, Milão, Roma, Amsterdã, Atenas, Istambul, Dubai, Abu Dhabi, Riade, África do Sul e São Paulo, onde a paixão pela gastronomia é uma marca registrada.
Este ano o festival foi apresentado pelo Sam´s Club e trouxe novidades como o crescimento na estrutura, ampliação no line-up de restaurantes, mais dias de evento, maior número de aulas, palestras – atividades gratuitas, shows musicais e experiências exclusivas.
Principais atrações culturais gratuitas
Na 9ª edição as atrações musicais foram um show à parte, apresentações de música ao vivo com artistas nacionais como Mestrinho, Luana Camarah, Cavalo e Panda, entre diversas bandas, DJs e cantores de diferentes gêneros musicais como MPB, jazz, blues, pop rock e as apresentações itinerantes com muita música e descontração.
Sustentabilidade, acessibilidade, inclusão, diversidade
O Taste neutralizou 100% do carbono gerado no evento, faz gestão de resíduos em todas as etapas com o apoio de equipes de triagem, treinamento para os restaurantes e profissionais sobre o descarte correto de resíduos, reciclagem de pratos, talheres e embalagens biodegradáveis, reaproveitamento de cenário e estruturas. Um festival que prima pela limpeza e organização.
Cardápios em braile para pessoas com deficiência visual, atendimento em libras para o público com deficiência auditiva, bem como guias para pessoas com deficiência visual. Estrutura com rampas e banheiros acessíveis e tradutores de libras atuam nas aulas nas áreas de conhecimento.
Todas as edições são marcadas pela participação de diversos projetos sociais que atuam na área de gastronomia, seja na capacitação, restaurantes, nas aulas práticas e palestras. Destaque para a atuação das mulheres na gastronomia de modo consciente e afirmativo. É valorizada a equidade de gênero com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários. Cerca de 51% dos expositores são mulheres.
O festival realiza distribuição gratuita de ingressos, na edição passada foram distribuídos 5.500 ingressos para estudantes da rede pública e ONG, promovendo o acesso ao evento, além de campanhas realizadas.
Localização – Parque Villa-Lobos
O Parque Villa-Lobos é um dos espaços ao ar livre mais bonitos de São Paulo, é amplo, repleto de beleza natural e fácil acesso. A área do Taste ocupou mais de 50 mil m².
Sobre o Sam´s Club
Com 30 anos de história no Brasil, o Sam’s Club está presente em 17 estados mais o Distrito Federal. A divisão brasileira foi adquirida em 2022 pelo Grupo Carrefour Brasil, após integração com o Grupo BIG, tornando-se uma das unidades de negócios da empresa. Atualmente, são 58 lojas distribuídas pelo Brasil e mais de 700 ao redor do mundo.
Com base nos três pilares estratégicos do Grupo, que consistem no combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e proteção ao planeta & biodiversidade, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos, o modelo de negócio do Sam’s Club é de um clube de compras com um sistema de afiliação de pessoa física ou jurídica (com pagamento de uma anuidade) e se assemelha ao formato atacadista principalmente no modelo operacional, com estoque aéreo, caixas display e porta-pallet, por exemplo. O clube oferece mais de 5 mil SKU’s e ótimo custo-benefício em produtos importados exclusivos (encontrados somente no Sam’s Club), embalagens diferenciadas e econômicas, além de itens de marca própria Member’s Mark, que incluem, alimentação, casa e brinquedos, entre outros.
Sobre a IMM – realizadora do festival
No mercado há mais de 11 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelo São Paulo Fashion Week, a maior semana de moda do hemisfério sul. A partir de 2025, a IMM também é responsável pelo time Mubadala Brasil SailGP e pela etapa brasileira da mais emocionante corrida na água, a Rio SailGP.