Famosa pelo visual de montanha e fazendas cheias de história, região de Caconde, Espírito Santo do Pinhal e Águas da Prata oferece 20 atrações
O mesmo grão que levou a economia de São Paulo a se tornar a maior do país, hoje se coloca como grande aposta do turismo gastronômico do Estado, com o lançamento, nesta na terça-feira, 8, do Programa Rotas do Café de São Paulo, uma ação do Governo de São Paulo que selecionou 57 atrativos turísticos relacionados ao café paulista, de mais de 25 municípios agrupados em cinco rotas temáticas inéditas, destinos isolados, além de museus e espaços culturais ligados ao café.
Na Rota Mantiqueira Vulcânica são 20 atrações ligadas ao café, onde o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Na Pousada Famiglia Barthô, em Espírito Santo do Pinhal, o turista se hospeda em uma propriedade centenária de café, faz trilhas pelo cafezal e conversa com os proprietários.
O programa é uma aposta do Governo de São Paulo em experiências turísticas ligadas à produção do grão, como fazendas de antigos barões do café, museus históricos, cafeterias premiadas internacionalmente e centros de pesquisa abertos à visitação. Os atrativos explicam como São Paulo se tornou a maior economia do país e um elemento central nas relações sociais e na culinária do Estado.
“As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo. O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae.
Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, restaurantes e estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista The World’s 100 Best Coffee Shops. O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.
ROTA MANTIQUEIRA VULCÂNICA
1. Fazenda da Prata – Águas da Prata
2. Fazenda Santa Maria – Águas da Prata
3. Sítio Córrego do Engano – Caconde
4. Café do Mirante – Caconde
5. Cafés Especiais Bazili – Caconde
6. Pousada Encanto da Mata – Caconde
7. Rancho Churrascada – Fazenda Baleia – Espírito Santo do Pinhal
8. Pousada Famiglia Barthô – Espírito Santo do Pinhal
9. Caffè Nato / Fazenda Boa Vista de Pinhal – Espírito Santo do Pinhal
10. Sítio Santa Rita do Olho d’Água – Espírito Santo do Pinhal
11. Apoena Cafés Especiais e Micro Torrefação – Espírito Santo do Pinhal
12. Café Coopac – Caconde
13. Sítio Grumello – Caffè Immacolato – Santo Antônio do Jardim
14. Fazenda Irarema – São Sebastião da Grama
15. Fazenda São Paulo – São José do Rio Pardo
16. Sítio Florestinha – Caconde
17. Sítio Volterra – Espírito Santo do Pinhal
18. Bonventi – Espírito Santo do Pinhal
19. Terra de Kurí – Espírito Santo do Pinhal
20. Fluicoffee – Santo Antônio do Jardim