Fui visitar a Campinas Decor e me encantei com os ambientes! Vem passear comigo por essa mostra fantástica!
01 – Parque Naturalizado do Relógio – Dando as boas-vindas aos visitantes da Campinas Decor 2024, o ambiente assinado pela arquiteta e urbanista Dayana Araújo foi projetado para trazer a experiência do brincar na e com a natureza para crianças e também para adultos. Em conexão com a fachada imponente do prédio histórico e com a grande árvore sibipiruna, o parque conta com elementos de brincar esculturais de madeira sobre areia e uma fonte que além da função estética, estimulam vivências promotoras do desenvolvimento social, emocional, intelectual, físico e cultural. Pensando para diferentes faixas etárias, o parque conta com o pavilhão da árvore, local de estar para que adultos cuidadores possam desfrutar de momentos de observação e convívio com as crianças de forma integrada. Objeto de estudo da arquiteta, que é representante do Instituto Airumã, organização que apoia o desenvolvimento sustentável de comunidades e territórios, os parques naturalizados visam o desemparedamento das infâncias e a promoção de um brincar livre, criativo e promotor de aprendizagens, colaborando com o clima e para construção de cidades mais sustentáveis e educativas. A profissional explica que os parques naturalizados podem ser desenvolvidos em jardins residenciais, áreas comuns de lazer, praças, parques, escolas, hotéis e restaurantes, apresentando uma solução inovadora às questões urgentes da sociedade.
02 – Lounge de Entrada – Concebido pelo arquiteto Hipólito de Oliveira, o projeto propõe uma leitura da entrada da mostra de modo descontraído e leve, sem esconder o aspecto atual da bela construção da oficina de trens, com seus trilhos no chão, paredes descascadas e “cansadas” pelo tempo. O ambiente, com suas paredes baixas e com o uso de um pergolado vazado, permite que o visitante consiga ver os vitrais originais, as telhas cerâmicas da cobertura, o campanário de acesso ao relógio da fachada e as portas de madeira com batente em forma de arco com seu desgaste natural de tantos anos de uso. Mobília, objetos de decoração e obras de arte trazem uma atmosfera contemporânea ao local. A tênue iluminação proposta busca aguçar o olhar do visitante para focar nos detalhes, de modo a criar uma educação visual para os próximos ambientes que o aguardam no percurso da Campinas Decor 2024.
03 – Bilheteria – Com projeto assinado pelos arquitetos João Jannini e Cristina Sagarra, a área funcional destinada à bilheteria da Campinas Decor 2024 integra a Alameda Campinas Decor, ambiente de número 07 da mostra, com descritivo mais adiante.
04 – Cyber Loft – A arquiteta Gabriela Gonzalez e a designer de interiores Lara Bauer afirmam que “transparência” é a primeira definição para esse loft, que tem como proposta a combinação de elementos industriais com toques de design minimalista, resultando em um projeto sofisticado e funcional que reflete o estilo de vida contemporâneo, pensado para um profissional de design que aproveita o uso inteligente do espaço aberto, onde a transparência e a luz se tornam protagonistas. A inspiração vem da ideia de criar um ambiente totalmente em vidro, proporcionando uma experiência de vida incomparável, devido à sensação de abertura e conectividade com o ambiente externo. As paredes de vidro se estendem do chão ao teto, permitindo que a luz natural inunde o espaço, criando uma atmosfera brilhante e arejada. A iluminação foi cuidadosamente planejada para criar um ambiente acolhedor e aconchegante. Na decoração minimalista, cada peça foi escolhida com cuidado para adicionar um toque de elegância sem sobrecarregar o espaço.
05 – Studio Domus – Acreditando que a grandeza de um projeto é o impacto estético e sensorial que ele desperta nas pessoas, a designer de interiores Graziela Dolfi conta que procurou “ir além”, independentemente das dimensões do espaço, e entregar ousadia e sofisticação. O propósito, segundo a profissional, foi buscar a harmonia perfeita entre o requinte e o conforto de um lar. Ela explica que o conceito de lar se manifesta desde a escolha do nome do ambiente: Domus, palavra em latim para casa, também era o termo usado ainda no século XIII para se referir às primeiras moradias estudantis, surgidas na Europa. Um conceito, segundo Graziela, perfeito para esse estúdio pensado como morada flutuante para uma empresária dormir e trabalhar em apenas alguns dias da semana.
06 – Loft Brasil – A designer de interiores Rita Diniz e a arquiteta Patrícia Diniz capricharam no mobiliário genuinamente brasileiro, prestigiando os designers nacionais que trazem bossa e brasilidade neste loft idealizado para um casal descolado que adora cores, plantas e receber amigos e família para cozinhar e tomar um bom vinho. Cores como o amarelo e o verde azulado, que evocam uma fusão entre elementos da natureza e a serenidade das águas, são vistas no piso e no mobiliário. Muitas plantas e espaços abertos se interligam e criam uma deliciosa maneira de morar, isso tudo num espaço de aproximadamente 100 m².
07 – Alameda Campinas Decor – Os arquitetos João Jannini e Cristina Sagarra contam que foi um imenso desafio trabalhar um espaço tão grandioso em todas as dimensões. A dupla veterana em participações na Campinas Decor previu uma passarela central sinuosa que corta todo o salão, serpenteando os trilhos existentes, ora os sobrepondo, ora os deixando aparentes. A passarela, assim como o desenho dos jardins que a permeiam e envolvem alguns pilares, é de forma orgânica para se contrapor à rigidez e ortogonalidade do edifício. De acordo com os profissionais, essa construção elevada do piso é um divisor dos espaços, garantindo setorização e a sequência da mostra e, ao mesmo tempo, servindo de palco e passarela. Nesse macro espaço estão outros mais intimistas como o lounge da galeria, a área de exposição de artes e a bilheteria que dá as boas-vindas ao visitante, mas não bloqueia a visão. Para se apropriar do grande pé direito, os arquitetos planejaram uma intervenção no alto com elementos leves, criando uma perspectiva diferente e dando dinamismo ao espaço.
08 – Praça – As arquitetas Juliana Damas e Victoria Abreu contam que o fato de o espaço original estar na faixa central do Prédio do Relógio instigou a equipe a criar uma praça entre as linhas do trem. O projeto foi concebido a fim de preservar seu brilho e grandeza, como um lugar de encontro, um espaço para reverenciar a arquitetura e apreciar detalhes históricos da construção. As escolhas combinam a ousadia de adicionar ao prédio histórico formas e padrões dissonantes, com a reverência devida em razão de sua arquitetura e de sua história. As cores terrosas são predominantes. Pedras portuguesas amarelas são sobrepostas por um mobiliário em madeira e couro, tom sob tom. Livros dispostos sobre as mesas convidam o visitante a buscar memórias esquecidas. No ar, o azul: uma obra de arte flutuando sobre a praça. É o “céu” da praça.
09 – Living Benesse – As arquitetas Flávia Carron e Marcella Rocha tiveram como proposta criar um ambiente acolhedor e integrado que proporcione qualidade de tempo entre amigos e família, gerando momentos memoráveis de convívio. Com uma paleta clara e suave, uso de tecidos neutros, macios e mobiliário de traços leves, o espaço traz o minimalismo como protagonista. As texturas foram escolhidas com a intenção de criar uma experiência sensorial. As arquitetas aplicaram o porcelanato no piso em tom bege, que se repete na marcenaria, trazendo a leveza e o minimalismo. Optaram por revestir as paredes com papel de parede de aspecto mineral, remetendo a grãos de areia, e forro vinílico madeirado no teto. A integração da cozinha eleva o ato de cozinhar a um gesto de dedicação ao outro, onde cada refeição é uma expressão de carinho. O móvel principal se estende até a área de jantar, deixando o destaque para a ilha de Quartzito Fusion, que serve como um ponto focal e traz uma sensação de harmonia com a natureza. A mesa de jantar em formato orgânico traz modernidade, movimento e fluidez. A Sala de Estar é o coração do ambiente, projetada para reunir um grande número de pessoas com um amplo sofá em L de design acolhedor. A presença de um espaço de lounge também traz mais opções de convivência. O design biofílico se faz presente na composição de vasos, plantas e arranjos no qual o anseio de estar junto à natureza é traduzido em bem-estar.
10 – Sala de Jantar e Bar – A engenheira e designer de interiores Karin Thum e o engenheiro Cristiano Kalil contam que o conceito do projeto partiu de um antigo depósito da fazenda da família que, anexado ao casarão, forma uma imersão de veraneio. O objetivo é trazer paz aos finais de semana aos mais próximos, com a rusticidade e a leveza caminhando juntos, num acervo pessoal, que carrega lembranças de viagens, vitórias, carinho e particularidades que só a arte pode trazer. Adentrar na sala de jantar da família é como mergulhar em uma galeria de obras de arte que não apenas adornam as paredes, mas também contam a história e a expressão criativa de gerações passadas e presentes. Aqui, cada quadro, escultura e objeto de arte não são apenas meras orientações, mas testemunhas silenciosas das emoções, experiências e visões que moldaram a trajetória da família. Nesse cenário elegante e acolhedor, as paredes respiram história e as peças cuidadosamente escolhidas ecoam os sentimentos que fluíram através dos anos.
11 – Cozinha – Com projeto da designer de interiores Alessandra Scatolin, a cozinha da Campinas Decor 2024 tem forma orgânica e foi pensada com o conceito de “festa”, para pessoas apaixonadas por cozinhar e receber amigos enquanto cozinham. Segundo a profissional, para isso foi criado um canto para bar e foram utilizados elementos como poltronas confortáveis, tudo com um design elegante e sofisticado em tons sóbrios, somados a vegetação e a uma boa música com ambiente altamente tecnológico.
12 – Lavanderia – A arquiteta e designer de interiores Milena Lourenço conta que essa lavanderia, criada para uma família contemporânea e ligada às artes, reflete uma essência criativa e transforma a tarefa do dia a dia em uma experiência inspiradora. O espaço vibrante possui uma atmosfera que transcende à simples funcionalidade de uma área de serviço, se tornando um local de expressão artística, por meio de cores e formas. Além da estética ousada e repleta de personalidade, a funcionalidade não foi deixada de lado. A disposição cuidadosa dos equipamentos e armários maximiza o espaço disponível, permitindo que seja um ambiente multifuncional. Na definição da profissional, o projeto é um reflexo da paixão, talento e uma celebração de união e amor da família moderna.
13 – Living Harmonia – Os arquitetos e urbanistas Henrique Prata e Matheus Dupas pensaram esse living como um ambiente de permanência cuja proposta é recriar um espaço terapêutico de autocura e fuga dentro do lar. O espaço envolve o observador de diferentes formas, conectando os sensores cognitivos através dos acabamentos naturais que resgatam a calma da natureza e despertam sensações através das diferentes texturas, aromas, audição e nuances de iluminação, oferecendo uma experiência completa de autocuidado. O espaço foi equipado para explorar diferentes práticas que trazem benefícios e qualidade de vida, como leitura, ioga, meditação. Eles ressaltam ainda o cuidado em selecionar a cartela de cores e acabamentos nobres, que minuciosamente compõem um arranjo harmonioso e aconchegante.
14 – Ateliê Veredas – O arquiteto Thiago Menin, a arquiteta e urbanista Caroline Oliveira e a designer de interiores e visual merchandiser, Natália Melina, que assinam o projeto, definem o Ateliê Veredas como uma sinfonia de ambientes, cada um com sua função única, mas todos interligados em harmonia. Um espaço onde a criatividade floresce, os estudos se entrelaçam com o trabalho e o refúgio se funde com o tempo livre. Aqui, a dona da casa encontra não apenas um local para suas atividades artísticas, mas também um santuário de relaxamento e leitura. Consultando artistas, o trio de profissionais mergulhou no universo de um ateliê, capturando o essencial do cotidiano criativo. A versatilidade reina, refletindo as escolhas cuidadosas de acabamentos e mobiliários. Cada detalhe foi meticulosamente escolhido para contar a história da moradora, seus caminhos e experiências ao longo da vida, uma expressão da personalidade vibrante que habita esse ateliê.
15 – Sala do Vinho – A arquiteta de interiores Ines Scisci Maciel desenvolveu um ambiente diversificado, que além do destaque dado ao vinho, ainda oferece um living e um espaço para a degustação da bebida na companhia dos amigos. Ines conta que a Sala do Vinho possui uma personalidade própria, pois deu um novo significado ao espaço que existiu antes ali. Preservando a parede original, o telhado e o piso, pois são tombados pelo patrimônio histórico, a sala reuniu funcionalidade, aconchego e a volta ao passado a partir de elementos existentes. É um lugar onde se perde a noção do tempo ao lado de uma boa companhia e de uma taça de vinho. O piso original em cimento, com marcas de desgaste do tempo, tem tudo a ver com vinhos: quanto mais o tempo passa, mais valorizada a bebida é. O mobiliário contemporâneo forma um contraponto com tudo o que foi preservado. As paredes revestidas com Thassos Essencial trazem ao espaço um requinte inusitado. Na definição da profissional, a Sala de Vinho cria um novo conceito para degustar a bebida, o novo ao lado do antigo. “Em cada taça de vinho encontramos o sabor da vida”, diz Ines.
Serviço
Campinas Decor 2024
Onde: Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio)
Endereço: Rua Dr. Sales de Oliveira, 1380, Vila Industrial, Campinas, SP
Data: de 29 de março a 26 de maio de 2024
Horários de visitação: de terça a sexta-feira, das 14h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h; a bilheteria fecha sempre às 20h30
Ingressos: R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia), R$ 100,00 (passaporte Campinas Decor com visitas ilimitadas, exceto para eventos fechados); crianças até 12 anos não pagam
Serviço: estacionamento com manobrista, brinquedoteca com recreadores, restaurante e cafeteria.
Telefone para informações: (19) 99378-7008
Site: www.campinasdecor.com.br
Instagram: @campinasdecor
Sobre a Campinas Decor
Criada em 1996 para fortalecer o mercado da arquitetura e decoração da cidade, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior de São Paulo e ganhou projeção nacional.
Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos.
Ao assumir o legado deixado por Sueli Cardoso, que dirigiu a Campinas Decor com maestria por mais de duas décadas ao lado da sócia Stella Pastana Tozo, a gestão atual, composta por Fernando Penteado Filho, Hebe Fontenele, Arthur Penteado e Cris Soutello, está comprometida em manter a excelência e representatividade do evento.
Os excelentes resultados obtidos ao longo dos anos trouxeram a parceria e a obtenção de patrocínio e apoio junto a grandes empresas.
Em 2024, o evento tem patrocínio da AGC / Cyberglass, Leo Sob Medida, SIB – Huehoco, Deca e ATM e apoio de Ecobrisa, Casas Mestre Marceneiro, Tecprag e MBM. Assinam como fornecedores oficiais a Cortag, Hunter Douglas, Sim Valinhos, Trevisan Móveis, Drøm Decor, Royal Palm Plaza Resort, Anjos Colchões e Sofás, Edinho Designer e D&D. O evento tem ainda o apoio de mídia de Correio Popular, Band TV, GM7 e Mais Expressão.