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22ª Campinas Restaurant Week começou esta semana: uma viagem pelos sabores e tradição da mesa italiana em mais de 40 restaurantes

13/09/2025

De 12 de setembro a 12 de outubro de 2025, Campinas e região recebem o convite para
mergulhar nas tradições centenárias da gastronomia italiana e celebrar o ritual de estar à mesa
com a 22ª edição da Campinas Restaurant Week.
Inspirado na tradicional cultura de compartilhar refeições com família e amigos, o festival
promete uma verdadeira imersão sensorial na cozinha italiana sob o tema “Uma Volta pela
Itália”, com aromas, texturas e sabores que celebram cada prato em sua essência.

São mais de 40 restaurantes já confirmados que vão oferecer menus completos (entrada, prato
principal e sobremesa) a preços fixos e acessíveis, divididos em três categorias: Tradicional, Plus
e Premium. A proposta é resgatar o prazer de estar à mesa, valor tão presente na cultura italiana,
onde cada refeição é um momento de afeto, troca e celebração.

“Quando pensamos na Itália, não lembramos apenas das massas, dos vinhos e das
sobremesas. Pensamos no convívio, no prazer de reunir pessoas ao redor da mesa. Essa edição
foi pensada para valorizar esse espírito: a mesa como espaço de partilha, onde cada refeição
é uma experiência afetiva. Nosso convite aos restaurantes participantes é que levem a sua
essência para o menu, que cada chef revele sua identidade em cada prato, em cada ingrediente.
Assim, o público poderá conhecer as raízes de cada casa dentro dessa temática e viver
momentos de proximidade, prazer e sabores inesquecíveis”, destaca o idealizador da Brasil
Restaurant Week, Fernando Reis.

Da tradição à inovação
Inspirado em narrativas como a do filme Nonnas, onde um restaurante é comandado por avós
italianas apaixonadas por cozinhar, o festival convida os chefs a criarem pratos que evoquem
memória, tradição e emoção. Massas al dente, molhos frescos, queijos intensos, embutidos
artesanais e sobremesas clássicas dividem espaço com toques de inovação e ingredientes
regionais, que valorizam a identidade de cada restaurante.

O festival conta com o patrocínio da Payby, solução de autoatendimento que transforma a
experiência nos restaurantes ao permitir que os clientes acompanhem seus pedidos e realizem
o pagamento diretamente pelo celular, sem precisar esperar pelo garçom ou pela maquininha.
Essa inovação reduz em até 15 minutos o tempo de atendimento por mesa e garante mais
agilidade, praticidade e economia tanto para o cliente quanto para o restaurante. “Nosso
objetivo é oferecer tecnologia que simplifica processos e melhora a experiência para todos”,
destaca o COO da Payby, Iago Queiroz.
Esta edição também conta com os parceiros de sucesso: We Super OOH, Catraca Livre,
Conecta FM Campinas e Campinas.com.br.

Herança viva
Com mais de 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, a gastronomia italiana segue
profundamente enraizada na cultura brasileira. Do pão na mesa ao molho de tomate, passando
pelo protagonismo do azeite de oliva e as taças de vinho no almoço de domingo, hoje, o Brasil
é o terceiro maior mercado das Américas para os alimentos e bebidas italianos (Fonte: Apas
Show 2025).

Gastronomia com propósito
Além de movimentar a cena gastronômica, a Campinas Restaurant Week mantém seu
compromisso social: os clientes são convidados a contribuir com R$ 2,00 por menu para a Casa
Ronald McDonald Campinas, ou a doar sua nota fiscal com CPF para ajudar crianças e
adolescentes em tratamento oncológico. saiba mais em @casaronaldcampinas.
O café e a tradição italiana
Nenhuma experiência italiana à mesa estaria completa sem um bom café. Na Itália, o espresso
é mais que uma bebida: é um ritual de convivência e um símbolo de hospitalidade, cuja história
remonta ao final do século XIX, quando surgiram as primeiras máquinas que utilizavam água
pressurizada para preparar o café de forma mais rápida e intensa. Para que essa viagem
gastronômica seja ainda mais autêntica, a 22ª Campinas Restaurant Week contará com a
presença do Café Villa Borghesi em alguns restaurantes participantes, para convidar o público
a encerrar sua refeição com um verdadeiro café especial. Produzido pela Torrefação Jannuzzi
desde 1994, a marca seleciona grãos das melhores regiões cafeeiras do Brasil para criar blends
que unem elegância, brasilidade e sustentabilidade, e transformam cada xícara em um ritual
memorável.

Categorias de Menus
Durante o festival, os restaurantes participantes oferecem experiências gastronômicas
especiais em três categorias:
● Tradicional: Almoço R$ 54,90 | Jantar R$ 69,90
● Plus: Almoço R$ 68,90 | Jantar R$ 89,90
● Premium: Almoço R$ 89,00 | Jantar R$ 109,00

Restaurantes participantes
Menu Tradiciona
l: Alvear, Applebee’s (Cambuí e Shopping Iguatemi), Boteco Vidottinho
(Cambuí e Shopping Parque das Bandeiras), Moon Bar e Lounge, Mow Culinária Vegana, Queijos
e Amigos.
Menu Plus: 430 Gradi Cambuí, Arlindo’s Restaurante, Café Container, Calle 54 – Jundiaí, Chef
Antonello, Consagrado’s Brew Garden, Hulhah Cuisine, Madeira e Cobre Café, Outback
Steakhouse (Campinas Shopping, Galleria Shopping, Iguatemi Campinas, Parque Dom Pedro
Shopping, Shopping Parque das Bandeiras), Restaurante Origens – Radisson Red Campinas,
Restaurante Quintal da Giffa, Rudras Kafé, Tratto Pizza e Bar, Vino! Jundiaí.
Menu Premium: Barbacoa Campinas, Bistrô La Palette, Cantina Fellini, Casa Belga, Domuus
Campinas, Hocca Iguatemi Campinas, Kanu, La Vinicola Wine Bar, Le Troquet, Macaxeira
Campinas, Nextdoor, Ninetto Trattoria, Pecorino Iguatemi Campinas, Salsa Con Ají, Strog&Noff.

Acompanhe os menus dos restaurantes pelo site: www.restaurantweek.com.br |
@restaurantweekbrasil


Sobre a Restaurant Week
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos
maiores e mais aguardados festivais gastronômicos do país. Com o propósito de democratizar o
acesso à boa gastronomia e valorizar o trabalho de chefs e restaurantes, o evento movimenta o
setor em períodos estratégicos para contribuir para o fortalecimento da cadeia gastronômica.
Durante o festival, restaurantes selecionados criam menus especiais com entrada, prato
principal e sobremesa a preços fixos, sempre inspirados por um tema. Além de proporcionar
experiências únicas ao público, a iniciativa estimula a inovação, a fidelização de clientes e o
aumento de fluxo nas casas participantes, consolidando-se como uma plataforma de visibilidade
e crescimento para o setor.

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Sobre mim

Sejam bem vindos ao nosso mundo! Sou mãe de Alice e me tornei mãe aos 41. Venha viver as nossas venturas, aventuras e desventuras! Trabalho fora, sou mãe, professora, administradora. Hoje em dia tento manter a sanidade!

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