Entre os dias 13 e 22 de setembro, São João da Boa Vista será palco da 47ª Semana Guiomar Novaes, evento sempre muito esperado na região e que, com mais de 30 atrações gratuitas, promete uma verdadeira celebração das artes em diversos espaços da cidade. A programação musical é destaque, trazendo apresentações que vão do popular ao erudito, com artistas renomados e projetos inclusivos que representam a diversidade sonora.
No dia 13 de setembro, sexta-feira, a Banda Mais Bonita da Cidade abrirá a Semana com uma apresentação no Theatro Municipal, às 20h. Em 17 de setembro, terça-feira, a Orquestra Inclusiva, projeto que promove a inclusão através da música, trazendo um repertório diversificado que mostra o poder transformador da arte, se apresenta também no Theatro Municipal, às 20h.
No dia 20 de setembro, sexta-feira, acontecem duas apresentações: às 19h, no Teatro da Estação, o Duo Piano e Clarinete, com Lídia Bazarian ao piano e Daniel Oliveira ao clarinete, homenageará grandes compositoras, destacando a contribuição feminina para a música clássica. Às 20h, Ana Cañas sobe ao palco do Theatro Municipal.
Em 21 de setembro, sábado, a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos apresentará “Uma Noite de Piazzola” no Theatro Municipal, às 20h. A Orquestra fará um tributo ao mestre do tango Astor Piazzola, combinando sofisticação e paixão em sua apresentação.
No dia 22 de setembro, domingo, a programação se espalhará por diferentes espaços da cidade. Às 11h, a Jazz Sinfônica se apresentará no Teatro Cidade das Artes, oferecendo um espetáculo que mescla jazz com música erudita. Às 17h, o Duo Piano e Violino, com Ariel Sanches no violino e Marcos Aragoni no piano, explorará o romantismo na música clássica no Teatro da Estação. Para encerrar, às 19h, o Xaxado Novo trará a energia do sertão nordestino em uma apresentação vibrante no Fonteatro.
As apresentações são todas gratuitas, oferecendo ao público uma rica diversidade cultural.
Sobre Guiomar Novaes
Guiomar Novaes, nascida em 1894 em São João da Boa Vista, começou a tocar piano ainda aos quatro anos de idade. Aos oito, a menina prodígio já se apresentava profissionalmente em salas de concerto. Aos 13, recebeu do governo brasileiro uma bolsa de estudos para um curso no Conservatório de Paris e, após dois anos, saiu em turnê pela Europa, retornando ao Brasil em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial. Guiomar Novaes se apresentou em Nova York, participou da Semana de Arte Moderna de 1922, representou a América Latina na comemoração do 15º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi escolhida por Elizabeth II para inaugurar o Queen Elizabeth Hall, em Londres, e recebeu inúmeros prêmios e condecorações. A pianista foi ainda a inspiração para a personagem Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, de quem foi vizinha.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.